Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Dívidas Ocultas:Homem com alcunhas Nuy e Nys recebeu um milhão de dólares

A última testemunha de acusação no julgamento em Nova Iorque sobre as dívidas ocultas de Moçambique apresentou hoje documentos que mostram que uma pessoa com alcunhas "Nuy", "Nys", "New Guy" e "New Man" recebeu um milhão de dólares em 2014.

Dívidas Ocultas:Homem com alcunhas Nuy e Nys recebeu um milhão de dólares
Notícias ao Minuto

21:14 - 13/11/19 por Lusa

Mundo Dívidas Ocultas:

Foram vários 'e-mails' com instruções para pagamentos que ajudaram a agente especial do FBI Fatima Haque a identificar pagamentos de empresas relacionadas com a Privinvest que deram um milhão de dólares (cerca de 900 mil euros) a uma pessoa com aquelas alcunhas.

Fatima Haque disse que a Justiça norte-americana "não foi capaz de identificar de forma definitiva" a pessoa.

Manuel Chang, antigo ministro das Finanças de Moçambique e que se encontra detido na África do Sul, recebeu pagamentos de cinco milhões de dólares, provados com vários documentos utilizados pela agente, onde as alcunhas para Chang eram "Chopstick" e "Pantero".

Ndambi Guebuza, filho do antigo Presidente moçambicano Armando Guebuza, terá recebido entre 50 a 60 milhões de dólares, segundo outras testemunhas, valores dos quais o Governo dos EUA identificou 8.830.869,57 dólares e outros 750 mil euros, baseado em 'e-mails' e informações de contas de 'e-mail' e contas bancárias.

A Procuradoria norte-americana e o FBI identificaram que Ndambi Guebuza foi apelidado de "A", "ArGe", "Junior" e "Croco" em várias comunicações eletrónicas.

Já António do Rosário, diretor do Serviço de Informações e Segurança do Estado (SISE) e presidente da administração da empresa Ematum, foi o beneficiário de pelo menos 12,371 milhões de dólares, segundo as provas apresentadas hoje no tribunal norte-americano, tendo sido chamado de "Rós" ou "Marshall".

Também Gregório Leão, antigo diretor geral do SISE, recebeu oito milhões de dólares.

Para Teófilo Nhangumele, que alegadamente era amigo de Ndambi Guebuza e que a Procuradoria norte-americana acusa de ter desempenhado funções como representante do gabinete do Presidente de Moçambique entre 2005 e 2015, Armando Guebuza, o FBI intercetou pagamentos de 8,5 milhões e o mesmo valor para Bruno Langa, a que o FBI não conseguiu identificar as funções.

Já para Isaltina Lucas, antiga vice-ministra da Economia e Finanças, terão sido enviados 2,456 milhões de dólares que o FBI conseguiu identificar, com alcunhas "3 beijos", "Isalt", "Esalt" ou "Esaltina".

Fatima Haque afirmou que os pagamentos foram recebidos por outras pessoas e entidades associadas aos suspeitos, mas condizem com uma lista de pagamentos que Jean Boustani, negociador da empresa Privinvest, enviou a Najib Alam, seu colega, também acusado neste julgamento.

A Privinvest era a empresa que deveria fornecer embarcações a Moçambique para um projeto de defesa costeira, que, segundo a Justiça norte-americana, foi planeado desde 2011.

Segundo a acusação, o projeto começou a tomar forma sob o nome de Zona Económica Exclusiva de Moçambique (EEZ, na sigla em inglês), com as primeiras ideias a serem formadas por Jean Boustani e Iskander Safa, da empresa Privinvest, e a serem apresentadas ao Estado de Moçambique.

A Justiça norte-americana acredita que os moçambicanos Ndambi Guebuza e Teófilo Nhangumele foram os principais responsáveis pelas comunicações com o Presidente de Moçambique à data, Armando Guebuza, para aprovação dos projetos.

A investigação da Procuradoria constatou que foram usadas para o efeito três empresas públicas, a Ematum, MAM e Proindicus, que ao longo de vários anos, assumiram empréstimos arranjados pelos bancos Credit Suisse e VTB e que depois chegaram em 'default' e não devolveram o dinheiro aos investidores internacionais.

Os investigadores norte-americanos mostraram no julgamento documentos de garantia do Ministério das Finanças do Moçambique para todos os empréstimos assumidos pelas empresas Ematum, MAM e Proindicus, com assinaturas do antigo ministro das Finanças Manuel Chang.

Segundo a acusação, todos os empréstimos e aumentos graduais às três empresas públicas moçambicanas, no valor de quase dois mil milhões de dólares (1,8 mil milhões de euros), foram pagos diretamente à Privinvest e utilizados para enriquecimento pessoal de pessoas e pagamento de subornos para ações ilegais e conspiração de fraude económica.

Leia Também: Governo moçambicano reitera que reestruturação respeita Justiça

Recomendados para si

;
Campo obrigatório