Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Chinês declara-se culpado de roubar segredos comerciais de petrolífera

Um cidadão chinês que trabalhou numa empresa petrolífera nos Estados Unidos declarou-se culpado das acusações de roubo, posse e transmissão não autorizada de informações comerciais confidenciais, divulgaram hoje as autoridades federais norte-americanas.

Chinês declara-se culpado de roubar segredos comerciais de petrolífera
Notícias ao Minuto

18:41 - 13/11/19 por Lusa

Mundo EUA

Os procuradores federais precisaram que o cidadão chinês de 35 anos, identificado como Hongjin Tan, declarou-se culpado na terça-feira durante uma audiência no tribunal federal em Tulsa, cidade do Estado norte-americano de Oklahoma, segundo noticiou a agência norte-americana Associated Press (AP).

Hongjin Tan chegou a um acordo com a justiça norte-americana que prevê o cumprimento de uma pena de prisão não superior a dois anos e o pagamento de uma indemnização pecuniária de 150 mil dólares (136 mil euros).

A AP tentou contactar o advogado do cidadão chinês, mas não conseguiu obter declarações do representante.

Documentos do tribunal federal de Tulsa, citados pela AP, referem que Hongjin Tan era funcionário da Phillips 66 (multinacional norte-americana do setor energético com sede no Texas) quando roubou informações confidenciais relacionadas com o desenvolvimento de "uma próxima geração de tecnologias de bateria", dados avaliados em mil milhões de dólares (cerca de 908 milhões de euros).

A leitura da sentença ficou marcada para fevereiro de 2020.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório