Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Bolsonaro anuncia saída de PSL e criação de novo partido

O presidente brasileiro tinha-se filiado no PSL em 2018 para disputar as eleições presidenciais.

Bolsonaro anuncia saída de PSL e criação de novo partido
Notícias ao Minuto

10:35 - 13/11/19 por Sara Gouveia

Mundo Brasil

O presidente Jair Bolsonaro deu conta esta terça-feira nas redes sociais que decidiu deixar o PSL e criação de novo partido chamado 'Aliança pelo Brasil'. Bolsonaro publicou a mensagem depois de uma reunião no Palácio do Planalto com outros deputados filiados no PSL.

"Hoje anunciei a minha saída do PSL e início da criação de um novo partido: 'Aliança pelo Brasil'. Agradeço a todos que colaboraram comigo no PSL e que foram parceiros nas eleições de 2018", escreveu no Twitter.

A saída ocorre após vários desentendimentos com o presidente do partido, Luciano Bivar. No mês passado já havia relatos de que Bolsonaro teria segredado a um apoiante para "esquecer o partido", acrescentando que Bivar estaria "queimado". Essa declaração dividiu as hostes, criado duas alas de membros, conta o G1.

Durante o período eleitoral, Luciano Bivar transferiu a presidência do PSL para Gustavo Bebianno, então braço-direito de Bolsonaro. A chamada "onda bolsonarista" da eleição fez o PSL passar de 1 deputado eleito em 2014 para 52 em 2018, a segunda maior bancada da Câmara dos Deputados. Após eleição, Bivar reassumiu o cargo. Já com o novo governo empossado.

Esta não é a primeira vez que o presidente brasileiro troca de partido, pelo contrário. O PSL foi o oitavo partido por onde Bolsonaro passou, antes disso passou pelo PDC, PPR, PPB, PTB, PFL, PP e PSC.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório