O presidente Jair Bolsonaro deu conta esta terça-feira nas redes sociais que decidiu deixar o PSL e criação de novo partido chamado 'Aliança pelo Brasil'. Bolsonaro publicou a mensagem depois de uma reunião no Palácio do Planalto com outros deputados filiados no PSL.
"Hoje anunciei a minha saída do PSL e início da criação de um novo partido: 'Aliança pelo Brasil'. Agradeço a todos que colaboraram comigo no PSL e que foram parceiros nas eleições de 2018", escreveu no Twitter.
A saída ocorre após vários desentendimentos com o presidente do partido, Luciano Bivar. No mês passado já havia relatos de que Bolsonaro teria segredado a um apoiante para "esquecer o partido", acrescentando que Bivar estaria "queimado". Essa declaração dividiu as hostes, criado duas alas de membros, conta o G1.
- Hoje anunciei minha saída do PSL e início da criação de um novo partido: "Aliança pelo Brasil".- Agradeço a todos que colaboraram comigo no PSL e que foram parceiros nas eleições de 2018. pic.twitter.com/vi4aCHlLan
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) November 13, 2019
Durante o período eleitoral, Luciano Bivar transferiu a presidência do PSL para Gustavo Bebianno, então braço-direito de Bolsonaro. A chamada "onda bolsonarista" da eleição fez o PSL passar de 1 deputado eleito em 2014 para 52 em 2018, a segunda maior bancada da Câmara dos Deputados. Após eleição, Bivar reassumiu o cargo. Já com o novo governo empossado.
Esta não é a primeira vez que o presidente brasileiro troca de partido, pelo contrário. O PSL foi o oitavo partido por onde Bolsonaro passou, antes disso passou pelo PDC, PPR, PPB, PTB, PFL, PP e PSC.