Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Quatro anos após ataques em Paris, haverá jardim de homenagem às vítimas

As 130 vítimas serão homenageadas com um 'jardim da memória'. O local ainda não foi definido.

Quatro anos após ataques em Paris, haverá jardim de homenagem às vítimas
Notícias ao Minuto

09:30 - 13/11/19 por Sara Gouveia

Mundo Paris

Esta quarta-feira, 13 de novembro de 2019, marca o quarto aniversário dos ataques terroristas que atingiram vários locais de Paris e Saint-Denis em 2015. A cidade vai organizar várias homenagens, como é habitual, mas cada vez mais discretas, não para esquecer, mas para minimizar o sofrimento das famílias.

Serão organizados seis momentos de homenagem esta manhã, em frente ao Stade de France, em frente aos bares onde houve tiroteios nos 10º e 11º bairros em Paris e para terminar diante da sala de concertos Bataclan. As homenagens vão contar com a presença dos ministros da Justiça e do Interior, bem como da autarca de Paris Anna Hidalgo.

Apesar das homenagens, não haverá discursos. "A fim de preservar a privacidade das famílias e entes queridos, a cobertura desta cerimónia pelos média será impedida. O espaço não será acessível à imprensa ou aos fotografos", deu conta a autarquia de Paris aos meios de comunicação franceses.

Já esta terça-feira foi votada na Assembleia Municipal de Paris a criação de um 'Jardim da Memória', em honra das 130 vítimas mortais dos ataques, que foi aprovada por unanimidade, mas cuja localização ainda não foi conhecida. 

Recorde-se que a 13 de novembro de 2015, nove homens atacaram a capital francesa e Saint-Dennis em vários pontos, perto do Stade de France, nas esplanadas dos restaurantes e na sala de concertos Bataclan. Os ataques resultaram em 130 mortos e mais de 350 feridos. Os ataques foram reivindicados pelo Daesh.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório