Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Avião deixa mulher em Londres mas leva bagagem para a Cidade do Cabo

A companhia aérea pode decidir se despacha ou não um voo com a mala antes do passageiro entrar no avião.

Avião deixa mulher em Londres mas leva bagagem para a Cidade do Cabo
Notícias ao Minuto

08:46 - 13/11/19 por Sara Gouveia

Mundo Aviação

Uma mulher reformada perdeu cerca de 800 libras (cerca de 930 euros) depois de ter perdido um voo da British Airways no aeroporto de Heathrow de Londres para a Cidade do Cabo, na África do Sul. 

Dawn Ackerman deveria ter conseguido entrar no voo BA59 a 15 de outubro deste ano, mas enquanto perdeu o voo, a companhia aérea não removeu a sua bagagem e partiu. "Cheguei à porta de embarque correta no terminal 3 com tempo e estava à espera no lounge com passageiros para embarcarem em três voos para Hong Kong, Manila e Cidade do Cabo", recordou.

"O sistema de assistência é terrível. Passado um bocado fui perguntar quando iríamos embarcar e disseram-me que o voo já tinha partido", continuou, acrescentando que questionou por que razão não tinha sido chamada e onde é que a sua bagagem se encontrava e que lhe foi dito que nada sabiam.

"Desde esse momento os assistentes de terra não estavam de todo preocupados e disseram-me que ninguém me podia ajudar até às 5h da manhã seguinte", explicou.

Dawn decidiu então marcar um hotel nas imediações do aeroporto. Pagou 191 libras (222 euros), porque o tufão no Japão tinha deixado os outros passageiros em terra e os preços tinham subido. Além disso comprou ainda um bilhete de ida na Emirates por 612 libras (713 euros).

"Para adicionar sal às minhas feridas as compras que fiz no Duty Free foram confiscadas", contou ainda. No entretanto, as suas malas iam a caminho da África do Sul. "Como é que é possível a bagagem ir no avião sem o passageiro?", questionou a mulher.

A regra das companhias é que se passageiro não estiver a bordo a bagagem é removida. Mas tendo em conta os novos sistemas de segurança, algumas companhias podem decidir partir com a bagagem mesmo que o passageiro não siga no avião, desde que o piloto se sinta confiante de que a mala não apresenta nenhum risco.

Um porta-voz da British Airways disse apenas: "nunca discutimos questões de segurança. Cumprimos todos os regulamentos de segurança do Departamento de Transportes". Já o aeroporto de Heathrow referiu que após um investimento de 450 milhões de libras (524 milhões de euros) "Heathrow opera com o mais avançado sistema tecnológico de scanner de bagagem do mundo" e que por isso garantem que "mantém os céus seguros".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório