Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 14º MÁX 21º

Um morto e seis feridos em atentado à bomba em esquadra na Indonésia

O autor de um ataque a uma esquadra de Medan na ilha indonésia de Sumatra morreu hoje após ter feito explodir um dispositivo que carregava, causando ferimentos em seis outras pessoas, informou a polícia.

Um morto e seis feridos em atentado à bomba em esquadra na Indonésia
Notícias ao Minuto

06:42 - 13/11/19 por Lusa

Mundo Indonésia

O porta-voz da polícia de Sumatra do Norte, Tatan Dirsan, deu conta da morte do suspeito e indicou que as autoridades ainda estão a investigar se o ataque está relacionado com algum grupo terrorista que atua na região.

Tatan disse em declarações ao canal MetroTv que o suposto atacante usou o uniforme de uma empresa de transporte para se infiltrar no complexo da polícia.

A deflagração ocorreu no estacionamento reservado para a esquadra, próximo da cantina e de vários veículos policiais, segundo imagens partilhadas nas redes sociais, que mostram uma coluna de fumo e dezenas de pessoas a abandonarem o local.

O último grande ataque suicida no arquipélago ocorreu em maio de 2018 em Surabaya, na ilha de Java, quando duas famílias (que incluíam duas crianças de 8 e 9 anos) ligadas ao grupo extremista JAD explodiram as bombas que carregavam, em ataques que causaram dezenas de mortos.

Após esses ataques, o Executivo pressionou à adoção de uma nova legislação antiterrorista que o Parlamento debatia desde o início de 2016.

A Indonésia, o país com o maior número de muçulmanos do mundo (88% de seus 260 milhões de habitantes são islâmicos), sofreu vários ataques extremistas nas últimas duas décadas, incluindo os perpetrados na ilha de Bali em 2002, que causaram 202 mortos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório