Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Desmantelada em Espanha operação que distribuia euros falsos em Portugal

A Polícia Nacional espanhola deteve seis pessoas numa operação em que desmantelou uma gráfica clandestina em Huelva (Andaluzia) que produzia notas falsas que distribuía em Espanha e Portugal, revelou hoje esta organização.

Desmantelada em Espanha operação que distribuia euros falsos em Portugal
Notícias ao Minuto

10:54 - 12/11/19 por Lusa

Mundo Crime

Numa operação feita em conjunto com a Europol (organismo que coordena as polícias europeias) foi "desmantelada uma gráfica clandestina" em Huelva e "evitada a distribuição" de 250 mil euros falsos em Espanha e Portugal, segundo comunicado da Polícia Nacional espanhola.

A força de segurança acrescenta que foram detidas seis pessoas e desarticulada a organização especializada na falsificação de notas de todos os valores que eram distribuídas em lojas e bares.

Foram ainda apreendidos mais de 8.200 euros falsos em notas com o valor nominal de 10, 20 e 50 euros, duas pistolas, três impressoras, três computadores, grande quantidade de papel, materiais metálicos, cartuchos de tinta, instrumentos de corte e outros materiais destinados à contrafação de dinheiro.

A polícia explicou que a investigação teve início em março deste ano, quando foram detetadas notas falsas, tendo-se chegado à conclusão de que a organização criminosa operava a partir da província de Huelva, que faz fronteira com o Algarve, onde as notas eram aparentemente distribuídas em pequenas lojas e bares.

Em seguida, a polícia descobriu que os falsificadores não só distribuíam no sul de Espanha, como também em Portugal.

"Uma vez desmontada a gráfica e preso o responsável pela falsificação, os investigadores localizaram e prenderam os cinco distribuidores das notas falsas, tendo a organização sido completamente desmantelada", conclui a polícia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório