Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Europeus pedem ao Irão que reverta incumprimentos do acordo nuclear

Os ministros dos Negócios Estrangeiros da França, Alemanha e Reino Unido e a chefe da diplomacia da União Europeia apelaram hoje ao Irão para que reverta os incumprimentos do acordo nuclear assinado em 2015.

Europeus pedem ao Irão que reverta incumprimentos do acordo nuclear
Notícias ao Minuto

20:41 - 11/11/19 por Lusa

Mundo Irão

Numa declaração final conjunta após uma reunião que decorreu em Paris, os responsáveis diplomáticos europeus manifestaram a sua "extrema preocupação" com o anunciado reinício das atividades de enriquecimento de urânio na central de Fordo, que foi confirmado pela Agência Internacional de Energia Atómica (AEIA).

Segundo refere o documento, este reinício de atividade é "contrário" ao acordo nuclear assinado em 2015, considerando que tem "consequências potencialmente graves" para a proliferação nuclear.

"Representa uma lamentável aceleração do abandono deste acordo por Teerão", que, na opinião dos europeus, "serve os interesses de todos" e que eles se têm esforçado por preservar.

Os três ministros e a Alto Representante de Política Externa e de Segurança da UE salientaram que respeitaram os compromissos assumidos, incluindo o levantamento das sanções, e que o Irão também deve respeitar os seus compromissos e trabalhar com todas as partes envolvidas para "facilitar a redução" das tensões no Médio Oriente.

Teerão argumenta que os incumprimentos são reversíveis e constituem uma resposta à decisão dos EUA de abandonar unilateralmente o acordo no ano passado e reinstituir sanções o Irão.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou em 2018 que os EUA abandonavam o acordo nuclear com o Irão e iniciou um duro plano de sanções, alegando o desrespeito pelas regras do tratado por parte de Teerão.

Nos últimos meses, ocorreu uma escalada de tensão no Golfo, com ataques mútuos entre forças iranianas e as tropas norte-americanas na região, que foram reforçadas desde o início do ano com o envio de um porta-aviões.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório