Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Fundador dos Capacetes Brancos encontrado morto em Istambul

O corpo de James Le Mesurier foi encontrado perto do seu apartamento com fraturas no crânio e nas pernas.

Fundador dos Capacetes Brancos encontrado morto em Istambul
Notícias ao Minuto

14:43 - 11/11/19 por Fábio Nunes

Mundo Óbito

O fundador dos Capacetes Brancos foi encontrado morto perto do apartamento onde vivia em Istambul, na Turquia, segundo o The Guardian. Um porta-voz do grupo de resgate sírio confirmou a morte de James Le Mesurier esta segunda-feira. 

Os meios de informação turcos adiantam que o corpo de Le Mesurier exibia fraturas no crânio e nas pernas. 

A polícia turca ainda não revelou pormenores sobre a sua morte. O The Independente revela que Le Mesurier terá caído da varanda do seu apartamento. 

Os Capacetes Brancos, também conhecidos como Syrian Civil Defence, já reagiram à morte de James Le Mesurier na sua página de Facebook

"Recebemos com choque e tristeza a notícia da morte de James Le Mesurier, fundador e diretor da organização humanitária Mayday Rescue (...) A Mayday Rescue é uma das instituições que apoia a Syrian Civil Defence (White Helmets)", pode ler-se no post. 

Os Capacetes Brancos ressalvam ainda o trabalho desenvolvido por Le Mesurier na Síria. "Também devemos elogiar os seus esforços humanitários que os sírios vão lembrar sempre". 

James Le Mesurier, de nacionalidade britânica, foi soldado e fundou a organização sem fins lucrativos Mayday Rescue. Esta organização criou e treinou os Capacetes Brancos, um grupo composto por mais de três mil voluntários e cuja presença se fez sentir nas cidades controladas pela oposição ao regime de Bashar al-Assad

Os Capacetes Brancos salvaram a vida de milhares de pessoas vítimas dos bombardeamentos sírios e russos. O grupo também documentou alegados crimes de guerra cometidos durante a guerra civil na Síria, incluindo o uso de armas químicas. 

Nesta altura os Capacetes Brancos ainda estão a operar na cidade de Idlib, o derradeiro bastião da oposição em território sírio. 

Os Capacetes Brancos têm sido alvo de uma campanha de desinformação, conduzida com o apoio do governo russo. Essa campanha ilustra os Capacetes Brancos como uma organização terrorista ligada à Al Qaeda

Le Mesurier também foi alvo dessa campanha de desinformação. Há poucos dias o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo ameaçou-o. Maria Zakharova, porta-voz do MNE da Rússia, acusou Le Mesurier de ser "um antigo agente do MI6, que já foi visto em todo o mundo". 

[Notícia atualizada às 15h17]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório