Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

ERC divulga mensagem enviada da prisão por Oriol Junqueras

Oriol Junquera, ex-vice-presidente da Generalitat da Catalunha e condenado a 13 anos de cadeia por sedição no âmbito do Processo independentista pede aos militantes do ERC para aguardarem pelos resultados finais das eleições.

ERC divulga mensagem enviada da prisão por Oriol Junqueras
Notícias ao Minuto

20:15 - 10/11/19 por Lusa

Mundo Eleições em Espanha

"<span class="nanospell-typo">Oriol Junqueras acaba de nos telefonar da cadeia e está expectante. Disse para sorrirmos e aguardarmos os resultados finais" anunciou Marta Vilalta na primeira declaração do Esquerda Republicana da Catalunha (ERC).

A dirigente do ERC, partido "independentista", recusou comentar as primeiras sondagens nomeadamente a da TV3, a televisão da autonomia catalã e que indica a perda de um deputado do Esquerda Republicana da Catalunha, apesar de ultrapassar os socialistas do PSC.

"Esperamos os resultados oficiais mas fazemos agora a avaliação sobre a participação que desceu por causa da incapacidade de Pedro Sánchez (PSOE) que não quis escutar a cidadania e de fazer política", disse Vilalta

"Foi a cobardia e arrogância de Sánchez que nos levou outra vez às urnas. Não quis enfrentar a Catalunha", acrescentou.

Para o ERC, as "pessoas" estão cansadas de "tantas eleições" provocadas pelo imobilismo de Sánchez.

"Na Catalunha há mais participação do que em Espanha. Nós amamos as urnas e queremos ganhar", afirmou a dirigente da Esquerda Republicana que insistiu em não comentar as sondagens e esperar pelos resultados finais.

"Somos independentistas e republicanos, mas sobretudo somos democratas e construímos a nossa vitória nas urnas. Esperamos pelos resultados finais", concluiu Marta Vilata, numa curta declaração na sede de campanha do ERC instalada na Estação do Norte, perto do centro de Barcelona.

A Esquerda Republicana da Catalunha (ERC) perde um deputado, mas ultrapassa os socialistas catalães, segundo a primeira sondagem da TV3, a estação de televisão autonómica Catalã.

De acordo com a primeira previsão respeitante aos resultados na região autónoma, a ERC elege entre 13 a 14 deputados; seguida dos socialistas catalães (PSC), que conseguem entre 12 a 13 lugares.

Em terceiro lugar, segundo a mesma sondagem, situa-se Juntos por Catalunha (JxCat) com 6 a 7 deputados; no quarto Común Podem com 5 a 7 lugares.

Na quinta posição está a Candidatura Unidade Popular (CUP), que concorre pela primeira vez às eleições à Assembleia Nacional e que consegue eleger 3 a 4 deputados, retirando votos à ERC.

Nas três últimas posições, na Catalunha, encontram-se os partidos Cidadãos, Partido Popular (PP) e Vox, todos com 2 deputados.

Leia Também: PP diz que Sánchez deverá pensar "em ir embora" se se confirmar projeção

Recomendados para si

;
Campo obrigatório