Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Explosão no Iraque feriu cinco militares italianos

Cinco militares italianos ficaram hoje feridos, dos quais três com gravidade, quando um engenho explosivo deflagrou à sua passagem, no norte do Iraque, disse hoje o Ministério da Defesa italiano.

Explosão no Iraque feriu cinco militares italianos
Notícias ao Minuto

19:39 - 10/11/19 por Lusa

Mundo Iraque

"O engenho explosivo artesanal deflagrou durante a passagem de um grupo das forças especiais italianas no Iraque", anunciou o ministério, em comunicado.

Uma fonte das forças de segurança disse à agência noticiosa France Presse que o ataque ocorreu em Makhmour, uma cidade a sul de Mossul, na província de Ninive.

Esta província está sob o controlo das forças iraquianas, mas os curdos estão em luta contra o governo de Bagdad.

O Ministério da Defesa italiano referiu que três dos cinco soldados "estão em estado grave", mas que "as suas vidas não correm perigo".

"Um deles teve de ser amputado a uma perna", lê-se no comunicado.

Este grupo das forças especiais italianas realizava atividades de treino em conjunto com soldados iraquianos envolvidos na luta contra o grupo terrorista autodenominado Estado Islâmico.

Os cinco militares foram rapidamente resgatados e transportados através de helicópteros da 'coligação norte-americana' para um hospital.

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, "foi informado do seu estado de saúde e continua a acompanhar a situação em permanência e com toda a atenção", salientou, em comunicado, a Presidência do Conselho de Ministros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório