Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Ministério Público da Bolívia vai processar membros do tribunal eleitoral

O Ministério Público da Bolívia anunciou hoje que os membros do Supremo Tribunal Eleitoral serão processados, após o Presidente do país, Evo Morales, ter anunciado novas eleições na sequência de um relatório que pedia novo ato eleitoral.

Ministério Público da Bolívia vai processar membros do tribunal eleitoral
Notícias ao Minuto

19:26 - 10/11/19 por Lusa

Mundo Bolívia

Numa nota, o Ministério Público afirma que foram detetadas irregularidades "muito graves" pela Organização dos Estados Americanos (OEA) que podem levar a "erros criminais e eleitorais relacionados com o cálculo dos resultados oficiais" das eleições de 20 de outubro, que deram a vitória a Evo Morales.

O departamento de La Paz da procuradoria, onde está sediado o tribunal eleitoral, foi instruído para iniciar "imediatamente" ações legais para julgamento e acusação dos membros daquele órgão que realizaram o processo eleitoral.

Essas ações também incluirão outros possíveis "autores e participantes desses supostos atos irregulares", acrescenta a nota.

Uma comissão de procuradores especializados na área de investigação do Ministério Público será responsável pelos procedimentos.

A OEA publicou um relatório no início do dia que alertava para graves irregularidades no cálculo dos resultados das eleições, após as quais o corpo eleitoral deu Morales como vencedor para exercer o seu quarto mandato consecutivo.

"A equipa de auditoria não pode validar os resultados (..), então outro processo eleitoral é recomendado", afirmou a OEA no relatório.

O Presidente comunicou de seguida, embora sem citar o relatório da organização internacional, que irá convocar novas eleições para "pacificar" o país, imerso numa grave crise desde que a suspeita de fraude começou, no dia seguinte à votação.

Pelo menos três pessoas morreram e 421 ficaram feridas desde então em confrontos entre apoiantes e os que estão contra o Presidente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório