Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Espanha: "Total normalidade" na abertura das mesas de voto

Uma hora depois de Espanha ter iniciado hoje a votação para as quartas eleições legislativas em quatro anos, estavam em funcionamento 99,67% das assembleias de voto e as autoridades acentuavam a "total normalidade" da constituição e abertura das mesas.

Espanha: "Total normalidade" na abertura das mesas de voto
Notícias ao Minuto

10:57 - 10/11/19 por Lusa

Mundo Espanha

Esta "total normalidade" na abertura das 22.867 assembleias de voto, onde se encontram instaladas as mais de 59.500 mesas de voto, foi sublinhada pela subsecretária de Estado do Interior, Isabel Goicoechea, e pelo secretário de Estado da Comunicação, Miguel Ángel Oliver, num primeiro balanço à imprensa.

Normalidade é também a forma como se iniciou esta jornada eleitoral na Catalunha, com a agência espanhola, EFE, a adiantar que os escassos incidentes registados ficaram resolvidos antes de as mesas de voto abrirem portas, às 09:00 horas (08:00 horas em Lisboa).

"Praticamente não se registaram incidentes relevantes e [os que ocorreram] foram-se resolvendo antes da abertura das assembleias de voto ou pouco tempo depois", assinalou em comunicado um departamento governamental, citado pela EFE.

Estas eleições foram convocadas em setembro pelo Rei de Espanha, depois de constatar que o primeiro-ministro socialista em funções, Pedro Sánchez, não conseguiu reunir os apoios parlamentares suficientes para voltar a ser investido no lugar.

Pedro Sánchez foi hoje um dos primeiros líderes partidários a votar, tendo aproveitado para sublinhar a importância de os espanhóis usarem o seu voto para expressar a sua escolha.

Acompanhado pela mulher, o líder do PSOE referiu que a "democracia foi e é a principal herança que os nossos pais e as nossas mães nos deixaram e devemos aproveitá-la".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório