Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Estudante entre a vida e a morte. Imolou-se e tem 90% do corpo queimado

O jovem de 22 anos imolou-se em Lyon, França.

Estudante entre a vida e a morte. Imolou-se e tem 90% do corpo queimado
Notícias ao Minuto

15:54 - 09/11/19 por Filipa Matias Pereira

Mundo França

Um estudante de 22 anos imolou-se, esta sexta-feira, em Lyon e está entre a vida e a morte. O jovem incendiou-se em frente a uma cantina universitária no '7º arrondissement' e ficou com 90% do corpo queimado.

Entretanto foi aberta uma investigação para determinar os motivos que estiveram na base do ato do jovem, mas numa longa mensagem publicada nas redes sociais, o sindicalista estudantil abordou as suas dificuldades financeiras e justificou a ação com reivindicações políticas, acusando inclusivamente "Macron, Holland, Sarkozy e a UE".

"Este ano não tive bolsa de estudo e, mesmo quando tinha 450 euros por mês, é o suficiente para viver?", pode ler-se na publicação que o jovem fez no Facebook. "Vamos lutar contra a ascensão do fascismo, que só nos divide, e do liberalismo, que cria desigualdades. [...] O meu último desejo é que os meus camaradas continuem a lutar para finalmente acabar com tudo isto", afirmou o aluno.

Dá ainda conta a imprensa francesa que foi a namorada do jovem que alertou os serviços de emergência.

Notícias ao MinutoMensagem deixada pelo jovem no Facebook© Reprodução Facebook

As associações de estudantes, citadas pelo Le Parisien, indicam que o jovem está internado na Unidade de Queimados do Hospital Edouard Herriot de Lyon. Em comunicado conjunto divulgado junto da imprensa francesa, as organizações sindicais estudantis denunciaram "a precariedade" das "vidas dos estudantes".

"O ato dele não pode ser reduzido apenas ao desespero, terá de ter um alcance político. Na sua mensagem, o nosso camarada descreve a precariedade que sofre como consequência das políticas liberais e do racismo diário", aponta o sindicato, enfatizando que "a precariedade está a espalhar-se" e a "esmagar cada vez mais as vidas, incluindo a dos alunos".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório