Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

Partido no poder na Polónia anuncia governo de continuidade

O primeiro-ministro polaco, Mateusz Morawiecki, reconduzido pelo partido Lei e Justiça (PiS) após a vitória nas legislativas de 13 de outubro, anunciou hoje a composição do seu novo governo, que apresentou como "de continuidade".

Partido no poder na Polónia anuncia governo de continuidade
Notícias ao Minuto

21:52 - 08/11/19 por Lusa

Mundo Polónia

O novo gabinete, que ainda tem de ser confirmado pelo parlamento e pelo presidente, não apresenta grandes alterações, à exceção de dois novos ministérios, do Ambiente e das Finanças, cujas competências estavam dispersas por diferentes pastas.

A maioria dos membros do governo cessante mantém-se na nova equipa.

Além de Morawiecki, renovam os mandatos o vice-primeiro-ministro e ministro da Cultura, Piotr Glinski, e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Jacek Czaputowicz.

A Secretaria de Estado dos Assuntos Europeus, que integrava o Ministério dos Negócios Estrangeiros, passa para o gabinete do primeiro-ministro, mas continua a ser chefiada por Konrad Szymanski, no cargo desde 2015.

"Será, em grande parte, um governo de continuidade", disse à imprensa Jaroslaw Kaczynski, líder do PiS, conservador e nacionalista, considerado o político mais influente da Polónia.

Morawiecki assegurou, por seu lado, que o seu governo vai "realizar todas as promessas" da campanha, muito orientada pelo PiS para a "redistribuição social" e "a construção da versão polaca do Estado providência", com promessas de aumento do salário mínimo e das pensões e de redução dos impostos.

O primeiro-ministro tem ainda de ser oficialmente designado pelo presidente, Andrzej Duda, antes de apresentar o seu programa de governo ao parlamento.

Nas legislativas, o PiS manteve a maioria na câmara baixa, com 235 dos 460 deputados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório