Meteorologia

  • 12 NOVEMBRO 2019
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 18º

Edição

Juiz autoriza libertação imediata de Lula da Silva da prisão

Ex-presidente do Brasil vai aguardar julgamento em liberdade. Está detido há 580 dias na prisão em Curitiba.

Juiz autoriza libertação imediata de Lula da Silva da prisão

O juiz Danilo Pereira Júnior, da 12ª Vara Criminal Federal de Curitiba, autorizou, esta sexta-feira, a saída imediata de Lula da Silva da prisão. O ex-presidente do Brasil vai aguardar o julgamento em liberdade, avança a imprensa

Em causa está a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro, que anulou, na quinta-feira, a possibilidade de prisão de condenados em segunda instância, alterando um entendimento adotado desde 2016. O antigo presidente está preso há 580 dias em Curitiba.

Com esta decisão, réus condenados só poderão ser presos após o trânsito em julgado, ou seja, depois de esgotados todos os recursos, com exceção para casos de prisão preventiva decretada.

O histórico líder do Partido dos Trabalhadores (PT) foi preso após ter sido condenado em segunda instância pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4), num processo sobre a posse de um apartamento que os procuradores alegam ter-lhe sido dado como suborno em troca de vantagens em contratos com a estatal petrolífera Petrobras pela construtora OAS.

Com mudança determinada pelo STF na quinta-feira, 38 condenados no âmbito da Lava Jato, a maior operação contra a corrupção no Brasil, serão beneficiados, segundo o Ministério Público Federal.

No total, a nova decisão do STF abre caminho para libertar cerca de 5 mil réus, segundo o Conselho Nacional de Justiça brasileiro. Porém, a aplicação da decisão não é automática, cabendo a cada juiz de execução analisar a situação processual de cada caso.

Lula planeia fortalecer oposição a Bolsonaro e viajar pelo Brasil. Também pretende viajar pelo mundo e encontrar-se com personalidades que se manifestaram contra a sua prisão.

[Notícia atualizada às 20h01]

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório