Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Juiz autoriza libertação imediata de Lula da Silva da prisão

Ex-presidente do Brasil vai aguardar julgamento em liberdade. Está detido há 580 dias na prisão em Curitiba.

Juiz autoriza libertação imediata de Lula da Silva da prisão
Notícias ao Minuto

19:26 - 08/11/19 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Mundo Lula da Silva

O juiz Danilo Pereira Júnior, da 12ª Vara Criminal Federal de Curitiba, autorizou, esta sexta-feira, a saída imediata de Lula da Silva da prisão. O ex-presidente do Brasil vai aguardar o julgamento em liberdade, avança a imprensa

Em causa está a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) brasileiro, que anulou, na quinta-feira, a possibilidade de prisão de condenados em segunda instância, alterando um entendimento adotado desde 2016. O antigo presidente está preso há 580 dias em Curitiba.

Com esta decisão, réus condenados só poderão ser presos após o trânsito em julgado, ou seja, depois de esgotados todos os recursos, com exceção para casos de prisão preventiva decretada.

O histórico líder do Partido dos Trabalhadores (PT) foi preso após ter sido condenado em segunda instância pelo Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4), num processo sobre a posse de um apartamento que os procuradores alegam ter-lhe sido dado como suborno em troca de vantagens em contratos com a estatal petrolífera Petrobras pela construtora OAS.

Com mudança determinada pelo STF na quinta-feira, 38 condenados no âmbito da Lava Jato, a maior operação contra a corrupção no Brasil, serão beneficiados, segundo o Ministério Público Federal.

No total, a nova decisão do STF abre caminho para libertar cerca de 5 mil réus, segundo o Conselho Nacional de Justiça brasileiro. Porém, a aplicação da decisão não é automática, cabendo a cada juiz de execução analisar a situação processual de cada caso.

Lula planeia fortalecer oposição a Bolsonaro e viajar pelo Brasil. Também pretende viajar pelo mundo e encontrar-se com personalidades que se manifestaram contra a sua prisão.

[Notícia atualizada às 20h01]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório