Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Von der Leyen apresenta no início de 2020 novo pacto migratório europeu

A presidente eleita da Comissão Europeia, Ursula Von der Leyen, afirmou hoje que pretende apresentar, no início de 2020, uma proposta referente ao novo pacto migratório europeu, visando que a União Europeia (UE) "dê o exemplo" nas migrações.

Von der Leyen apresenta no início de 2020 novo pacto migratório europeu
Notícias ao Minuto

15:10 - 08/11/19 por Lusa

Mundo Migrações

Em conferência de imprensa após uma reunião com a 'chanceler' alemã, Angela Merkel, em Berlim, Von der Leyen afirmou que "a Europa aprendeu muito em conjunto nos últimos cinco anos", sendo agora altura de a UE "sair do impasse [na área das migrações] e dar um passo à frente".

Por isso, a responsável anunciou que apresentará "no primeiro ou segundo trimestre do próximo ano" um novo pacto migratório europeu, visando que os países mais expostos a fluxos migratórios pela sua localização geográfica, como Itália, Espanha ou Grécia, sejam mais apoiados por outros Estados-membros na distribuição de migrantes.

Von der Leyen -- que já tinha manifestado esta intenção em agosto passado em Roma, após se ter reunido com o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte -- assegurou que, para chegar a tal pacto, irá trabalhar em estreita cooperação com os Estados-Membros".

"Devemos dar o exemplo e mostrar ao mundo como a migração pode ser gerida de forma sustentável, com uma abordagem humana, mas eficaz", insistiu a ex-ministra da Defesa alemã.

Em 22 de outubro passado, o presidente cessante da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, no balanço do seu mandato (2014-2019) perante o Parlamento Europeu, em Estrasburgo, admitiu que a política migratória foi uma das matérias em que não se verificaram os progressos desejados, mas atribuiu as culpas aos Estados-membros, por não aprovarem as muitas propostas colocadas em cima da mesa pelo seu executivo

Ainda assim, Juncker salientou que a Europa salvou 760 mil vidas no Mediterrâneo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório