Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Berlim comemora a queda do Muro com instalações de vídeo

As imagens exibidas mostram momentos de celebração da queda do Muro há 30 anos.

Notícias ao Minuto

15:38 - 08/11/19 por Fábio Nunes

Mundo Muro de Berlim

Este sábado assinalam-se 30 anos da queda do Muro de Berlim, mas a capital alemã tem celebrado esse momento histórico ao longo dos últimos dias. Vários artistas conceberam projetos para celebrar este 30.º aniversário da queda do Muro. Uma das iniciativas que está a dar mais nas vistas é a projeção de instalações de vídeo em secções do muro que ainda permanecem erguidos e em edifícios da cidade.

De acordo com o DW, estas instalações de vídeo estão a ser projetadas em seis zonas históricas de Berlim: a East Side Gallery, Alexanderplatz, a Gethsemanekirche, na Schlossplatz, em Kurfürstendamm e na antiga sede da Stasi.

As imagens projetadas são, na maioria das vezes, dos momentos que antecederam a queda do muro e que se seguiram à queda do muro. Imagens de felicidade, de reencontros entre familiares e amigos que foram separados por esta barreira, e que podem ser recordadas no muro que em tempos dividiu Berlim ao meio.

Mas há outra instalação de arte que também está a dar nas vistas. Uma rede de pesca gigante com 30 mil mensagens foi erguida junto às Portas de Brandemburgo, um dos ex-libris da capital alemã.

Pessoas de todo o mundo foram convidadas a escrever mensagens sobre o significado que a queda do Muro tem para elas. O resultado final foi esta instalação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório