Este sábado assinalam-se 30 anos da queda do Muro de Berlim, mas a capital alemã tem celebrado esse momento histórico ao longo dos últimos dias. Vários artistas conceberam projetos para celebrar este 30.º aniversário da queda do Muro. Uma das iniciativas que está a dar mais nas vistas é a projeção de instalações de vídeo em secções do muro que ainda permanecem erguidos e em edifícios da cidade.
De acordo com o DW, estas instalações de vídeo estão a ser projetadas em seis zonas históricas de Berlim: a East Side Gallery, Alexanderplatz, a Gethsemanekirche, na Schlossplatz, em Kurfürstendamm e na antiga sede da Stasi.
As imagens projetadas são, na maioria das vezes, dos momentos que antecederam a queda do muro e que se seguiram à queda do muro. Imagens de felicidade, de reencontros entre familiares e amigos que foram separados por esta barreira, e que podem ser recordadas no muro que em tempos dividiu Berlim ao meio.
Mas há outra instalação de arte que também está a dar nas vistas. Uma rede de pesca gigante com 30 mil mensagens foi erguida junto às Portas de Brandemburgo, um dos ex-libris da capital alemã.
150 metres long and made out of 30,000 messages of people from all over the world: This art installation commemorates the fall of the Berlin Wall. pic.twitter.com/2PaVTBM2bJ
— DW Politics (@dw_politics) November 1, 2019
Pessoas de todo o mundo foram convidadas a escrever mensagens sobre o significado que a queda do Muro tem para elas. O resultado final foi esta instalação.