Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Pompeo alerta em Berlim para as "ameaças" vindas da Rússia, China e Irão

O secretário de Estado norte-americano alertou hoje em Berlim contra a Rússia, que "invade os seus vizinhos e mata os seus opositores políticos", e a China, que tem uma "nova visão do autoritarismo".

Pompeo alerta em Berlim para as "ameaças" vindas da Rússia, China e Irão
Notícias ao Minuto

13:28 - 08/11/19 por Lusa

Mundo EUA

"As nações livres e ocidentais têm a responsabilidade de dissuadir os países como a China, a Rússia e o Irão de ameaçar o nosso povo", disse Mike Pompeo, num discurso em Berlim, na véspera das celebrações do 30.º aniversário da queda do muro de Berlim.

O secretário de Estado norte-americano enfatizou a necessidade de as democracias aliadas trabalharem juntas, acrescentando que as posições norte-americanas sobre NATO, Irão, tecnologia chinesa e o novo gasoduto russo-alemão visam defender liberdades duramente conquistadas.

Mike Pompeo, que está hoje na capital alemã para uma visita marcada pelo aniversário da queda do Muro de Berlim, disse que, 30 anos depois, o autoritarismo está novamente a crescer.

Citando as ações da Rússia na Ucrânia e a repressão da China a dissidentes, Pompeo declarou que é preciso "reconhecer que nações livres estão em competição de valores com nações não livres".

O secretário de Estado norte-americano afirmou ainda que foi por isso que os EUA se opuseram ao oleoduto Nord Stream 2, aumentaram a pressão sobre o Irão, alertaram sobre o desenvolvimento da rede 5G chinesa e instaram os países da NATO a aumentar os gastos militares.

"Se não liderarmos, quem liderará?", questionou Mike Pompeo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório