Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Autarca boliviana foi forçada a cortar o cabelo por manifestantes

Os apoiantes da oposição de Evo Morales arrastaram Patricia Arce pelas ruas, atiraram-lhe tinta vermelha e obrigaram-na a assinar uma carta de demissão.

Autarca boliviana foi forçada a cortar o cabelo por manifestantes
Notícias ao Minuto

19:15 - 07/11/19 por Fábio Nunes

Mundo Bolívia

Uma autarca da pequena cidade de Vinto, na Bolívia, foi atacada por manifestantes da oposição a Evo Morales. A BBC adianta que Patricia Arce foi arrastada pelas ruas, forçada a ajoelhar-se, a cortar o cabelo e foi coberta por tinta vermelha. Os manifestantes também obrigaram a autarca a assinar uma carta de demissão.

Arce foi posteriormente entregue à polícia e foi transportada para um centro de saúde para ser avaliada.

A autarca é do partido Mas, o partido de Morales que está no governo e que tem sido alvo da contestação popular desde as eleições presidenciais do dia 20 de outubro.

Este ataque dos manifestantes a Arce terá sido motivado pelos rumores que começaram a circular de que dois protestantes teriam sido mortos na sequência de confrontos com apoiantes de Morales perto de Vinto.

Esses rumores levaram um grupo de manifestantes da oposição a dirigirem-se ao edifício da Câmara Municipal. Acusaram Arce de ter trazido os apoiantes de Evo Morales para a cidade em autocarros e chamaram-na de “assassina”. Foi nessa altura que a arrastaram pelas ruas.

Mais tarde, confirmou-se a morte de um dos manifestantes da oposição.

Até ao momento morreram pelo menos três devido aos confrontos violentos entre apoiantes de Morales e apoiantes da oposição ao presidente boliviano.

Os protestos na Bolívia foram espoletados por uma polémica suspensão na contagem dos votos das presidenciais. Apoiantes do candidato da oposição Carlos Mesa acreditam que isso aconteceu para manipular o desfecho das eleições.

O resultado final deu a vitória Evo Morales, que conseguiu a margem mínima necessária para ser eleito logo à primeira volta. Morales está no poder desde 2006.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório