Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Bolsonaro faz uma afirmação falsa ou imprecisa a cada quatro dias

O jornal Folha de São Paulo criou uma ferramenta que verifica e contextualiza as declarações do presidente brasileiro. Chama-se Bolsonómetro.

Bolsonaro faz uma afirmação falsa ou imprecisa a cada quatro dias
Notícias ao Minuto

23:11 - 06/11/19 por Fábio Nunes

Mundo Jair Bolsonaro

Jair Bolsonaro faz pelo menos uma afirmação falsa ou imprecisa a cada quatro dias, segundo o Bolsonómetro, uma ferramenta criada pelo Folha de São Paulo e que reúne declarações do presidente brasileiro desde que tomou posse no início deste ano.

Essas afirmações são verificadas e contextualizadas. Se não responderem à verdade ou pelo menos não corresponderem totalmente, são classificadas como falsas ou imprecisas.

Bolsonaro tem uma média 8,6 declarações falsas ou imprecisas por mês. No entanto, nos meses de agosto e setembro mais do que duplicou essa média. Em cada um desses meses fez 20 declarações falsas ou imprecisas.

Convém relembrar que em agosto Bolsonaro foi muito criticado pelos incêndios na Amazónia, que foram noticiados pela imprensa internacional. Nesse período chegou a responsabilizar as ONG pelas queimadas na Amazónia e envolveu-se numa troca de palavras acesa com o presidente francês Emmanuel Macron.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório