Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Xeque Khalifa reeleito para quarto mandato nos Emirados Árabes Unidos

O chefe de Estado dos Emirados Árabes Unidos, xeque Khalifa ben Zayed Al-Nahyane, ausente da vida pública desde que sofreu um derrame cerebral em 2014, foi hoje reeleito pela maior autoridade constitucional do país, segundo a agência oficial.

Xeque Khalifa reeleito para quarto mandato nos Emirados Árabes Unidos
Notícias ao Minuto

19:51 - 06/11/19 por Lusa

Mundo Emirados Árabes Unidos

"O Conselho Supremo Federal renovou a confiança no xeque Khalifa bin Zayed Al-Nhayane para um quarto mandato de cinco anos", anunciou a agência de notícias oficial WAM.

O seu meio-irmão, xeque Mohammed ben Zayed, príncipe herdeiro de Abu Dhabi e comandante-em-chefe adjunto das Forças Armadas é considerado o verdadeiro líder dos Emirados.

Nascido em janeiro de 1948, Khalifa ben Zayed Al-Nahyane, de 71 anos, tornou-se chefe de EStado dos Emirados Árabes Unidos e governante de Abu Dhabi em novembro de 2004, após a morte do seu pai, o xeque Zayed ben Sultan Al-Nahyane, pai fundador da Federação dos Emirados, em 1971.

Sob o seu mandato, os Emirados sofreram um rápido crescimento económico, acompanhado pelo aumento do poder diplomático, com um crescente envolvimento de Abu Dhabi nos assuntos regionais e no Corno de África.

Desde 2014, o xeque Khalifa continua a emitir decretos e a realizar as tarefas formais que lhe são atribuídas pelo seu estatuto de chefe de Estado.

Apenas reapareceu em público a 25 de junho de 2017, por ocasião do feriado muçulmano de Eid al-Fitr e a 9 de junho de 2018, para receber membros da família na sua residência em Evian, França.

O Abu Dhabi é o emirato mais rico da federação de sete emirados: Abu Dhabi, Dubai, Xarja, Ajmã, Umm al-Quwain, Ras al-Khaimah e Fujeira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório