Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

RDCongo. Dez mortos em ataque atribuído às Forças Democráticas Aliadas

Dez civis foram mortos na noite de terça-feira num ataque atribuído à milícia de origem ugandesa das Forças Democráticas Aliadas (FDA), a 60 quilómetros a norte de Beni, no leste da República Democrática do Congo, disseram fontes locais.

RDCongo. Dez mortos em ataque atribuído às Forças Democráticas Aliadas
Notícias ao Minuto

09:47 - 06/11/19 por Lusa

Mundo RDCongo

"As FDA invadiram a cidade de Kokola por volta das 20h00 (18h00 em Lisboa), matando 10 civis, alguns com facas e outros com armas de fogo", disse à Agência France Prece (AFP) Donat Kibwana, administrador territorial de Beni.

O exército anunciou na semana passada operações de "envergadura" na região de Beni, cenário de massacres de civis há cinco anos e de um surto de Ébola declarado no dia 01 de agosto de 2018.

"As FDA estão bloqueados pelo fogo do exército congolês, portanto estão a tentar espalhar o terror entre a população", disse à AFP Mak Hazukay, porta-voz do exército na região.

"Lamentamos o que aconteceu com os nossos compatriotas em Kokola", acrescentou, recusando-se a dar mais informação sobre o balanço deste ataque.

"Continuamos o nosso trabalho, mas lastimamos o facto de dois líderes da sociedade civil lamentarem que as operações militares estejam concentradas na cidade de Beni", que também abriga uma base da Missão das Nações Unidas no Congo (Monusco), disse.

Dois líderes da sociedade civil lamentaram que as operações militares se concentrassem na cidade de Beni, que também alberga uma base da Missão das Nações Unidas no Congo (Monusco).

"Porque é que as operações militares estão concentradas apenas na cidade de Beni?" São as aglomerações de territórios que são muito mais alvo do FDA ", disse Noella Katongerwaki.

"Congratulamo-nos com o lançamento de operações militares, mas pedimos que isso seja feito em três eixos: centro, sul e norte", acrescentou Teddy Kataliko.

Historicamente, os rebeldes ugandeses lutam contra o presidente Yoweri Museveni. As FDA retiraram-se para o leste da República Democrática do Congo nos anos 90.

O movimento Estado Islâmico (ISIS) reivindicou alguns dos mais recentes ataques desde o início do ano, mas não há evidências convincentes de afiliação das FDA ao "Estado Islâmico - Província da África Central".

Um relatório da ONU propõe uma retirada em três anos de cerca de 16.000 soldados da paz destacados na República Democrática do Congo. O Conselho de Segurança deve estender o mandato da Monusco nos próximos dias.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório