Esta fábrica de processamento de carne na Holanda tornou-se 'vegetariana'

A empresa decidiu alterar o seu foco da carne para os vegetais.

Notícia

© Vion

Sara Gouveia
06/11/2019 07:50 ‧ 06/11/2019 por Sara Gouveia

Mundo

Holanda

A gigante holandesa Vion decidiu alterar o seu local de processamento de carne em Leeuwarden para local de tratamento de vegetais. O anúncio foi feito no início deste ano e não, não é uma questão ética, é apenas uma forma de garantirem uma alternativa à carne como parte de uma estratégia de "construir cadeias de comida que se baseiem na procura do mercado".

Já o mês passado anunciaram uma nova linha de carne vegan - a ME-AT - com base vegetal, a partir de proteínas de leguminosas como ervilhas, favas e soja.

Segundo recorda o portal Global Meat, o mercado para alternativas ao 'bife' tem crescido nos últimos anos no país e deverá continuar a crescer. Mesmo nos mercados vizinhos da Alemanha ou de outras partes da Europa como o Reino Unido, França ou Itália a tendência vai continuar a ser procurar outras opções como resultado dos hábitos de alimentação flexíveis que se vêm a registar nas populações.

"A capacidade de produção de gado na Holanda tem crescido significativamente nos últimos dois anos e tem provado ser mais que suficiente para responder à procura", começou por explicar o CEO da Vion, Ronald Lotgerink, acrescentando que tendo isso em mente vão "fazer a escolha estratégia de investir numa fábrica de produção vegetal".

A fábrica de processamento vegetal vai trabalhar a partir das instalações de Leeuwarden - construídas em 2017 - e que operam atualmente no processamento de carne. De acordo com a empresa, como foi construída segundo os últimos parâmetros pode ser facilmente ajustada. Pretendem ainda manter todos os funcionários.

Anteriormente com capacidade para processar 2.500 vacas por semana, agora vai transformar o local com linhas de produção, armazenamento e unidades de congelação. 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas