Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Esta fábrica de processamento de carne na Holanda tornou-se 'vegetariana'

A empresa decidiu alterar o seu foco da carne para os vegetais.

Esta fábrica de processamento de carne na Holanda tornou-se 'vegetariana'
Notícias ao Minuto

07:50 - 06/11/19 por Sara Gouveia

Mundo Holanda

A gigante holandesa Vion decidiu alterar o seu local de processamento de carne em Leeuwarden para local de tratamento de vegetais. O anúncio foi feito no início deste ano e não, não é uma questão ética, é apenas uma forma de garantirem uma alternativa à carne como parte de uma estratégia de "construir cadeias de comida que se baseiem na procura do mercado".

Já o mês passado anunciaram uma nova linha de carne vegan - a ME-AT - com base vegetal, a partir de proteínas de leguminosas como ervilhas, favas e soja.

Segundo recorda o portal Global Meat, o mercado para alternativas ao 'bife' tem crescido nos últimos anos no país e deverá continuar a crescer. Mesmo nos mercados vizinhos da Alemanha ou de outras partes da Europa como o Reino Unido, França ou Itália a tendência vai continuar a ser procurar outras opções como resultado dos hábitos de alimentação flexíveis que se vêm a registar nas populações.

"A capacidade de produção de gado na Holanda tem crescido significativamente nos últimos dois anos e tem provado ser mais que suficiente para responder à procura", começou por explicar o CEO da Vion, Ronald Lotgerink, acrescentando que tendo isso em mente vão "fazer a escolha estratégia de investir numa fábrica de produção vegetal".

A fábrica de processamento vegetal vai trabalhar a partir das instalações de Leeuwarden - construídas em 2017 - e que operam atualmente no processamento de carne. De acordo com a empresa, como foi construída segundo os últimos parâmetros pode ser facilmente ajustada. Pretendem ainda manter todos os funcionários.

Anteriormente com capacidade para processar 2.500 vacas por semana, agora vai transformar o local com linhas de produção, armazenamento e unidades de congelação. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório