Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Presidente preocupado com perseguição de ex-presidentes latino-americanos

O Presidente eleito da Argentina, Alberto Fernández, disse terça-feira estar preocupado com a perseguição judicial de ex-presidentes de esquerda na América Latina e fez um apelo pela libertação do ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva.

Presidente preocupado com perseguição de ex-presidentes latino-americanos
Notícias ao Minuto

07:02 - 06/11/19 por Lusa

Mundo Argentina

"Lula livre!", exclamou Fernández, durante uma palestra no Antigo Colégio de São Ildefonso, na Cidade do México, soltando aplausos estrondosos por parte dos alunos presentes.

O Presidente eleito, que assumirá o poder no dia 10 de dezembro, afirmou que, tal como Lula, o ex-presidente equatoriano Rafael Correa (2007-2017) e a ex-presidente argentina Cristina Fernández (2007-2013), atualmente vice-Presidente eleita, foram "vítimas de um sistema judicial articulado para perseguir líderes populares".

Os três ex-presidentes, considerou, sofreram de retaliações por terem "trabalhado pela igualdade da sociedade" quando estavam no poder.

"Talvez Lula não tenha sido perdoado porque conseguiu o que ninguém havia conseguido no Brasil: metade dos brasileiros fazia parte da classe média, até então, um setor muito pequeno concentrava riqueza", afirmou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório