Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Parlamento Europeu ainda tem esperança na adesão dos Balcãs à UE

O presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, disse hoje na Macedónia do Norte que ainda há esperança na adesão dos Balcãs à União Europeia e apelou à abertura em breve de negociações com Skopje e Tirana.

Parlamento Europeu ainda tem esperança na adesão dos Balcãs à UE
Notícias ao Minuto

13:58 - 05/11/19 por Lusa

Mundo David Sassoli

"Partilhamos a vossa amargura e desapontamento", disse hoje David Sassoli aos deputados da Macedónia do Norte em Skopje, referindo-se à decisão da União Europeia de não iniciar ainda negociações de adesão com o país e a Albânia após alguns Estados-membros, liderados pela França, terem bloqueado o processo no mês passado.

A Macedónia do Norte é candidata à adesão à EU desde 2005, e após 11 recomendações positivas consecutivas da Comissão Europeia, ainda aguarda para iniciar negociações para a adesão.

Hoje, Sassoli descreveu a situação como um "impasse histórico", mas afirmou que "ainda há esperança" de que a Macedónia do Norte e a Albânia iniciem conversações.

Devido à oposição da França, que pede a revisão do procedimento de entrada dos novos Estados-Membros, a 17 de outubro a UE não alcançou a unanimidade necessária para decidir o início das negociações com os dois países dos Balcãs.

Além disso, a Holanda e a Dinamarca expressaram dúvidas, sobretudo, em relação à adesão da Albânia.

A rejeição ocorreu apesar de a Comissão Europeia ter recomendado começar a negociar com os dois países, considerando que ambos haviam atingido os requisitos iniciais acordados.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório