Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

“O Brexit não é só sobre um divórcio entre a UE e o Reino Unido"

Michel Barnier, o negociador-chefe da UE para o Brexit, falou na Web Summit.

“O Brexit não é só sobre um divórcio entre a UE e o Reino Unido"
Notícias ao Minuto

12:10 - 05/11/19 por Sara Gouveia

Mundo Web Summit

O negociador-chefe da União Europeia para o Brexit, Michel Barnier, foi um dos oradores convidados para discursar na Web Summit. O assunto que não poderia deixar de faltar era, certamente, o Brexit.

"Estamos todos aqui para discutir o nosso futuro, o futuro das nossas vidas e do nosso continente e esse futuro vai ser moldado por várias fases. Uma delas é esta complexa e extraordinária negociação por parte da União Europeia nos últimos três anos", começou por dizer Barnier no palco central da Web Summit.

"Porque o Brexit não é um divórcio entre a UE e o Reino Unido. Tem tantas consequências, tantas consequências substimadas, mas é também sobre construir uma nova parceria com o Reino Unido, uma nova parceria que beneficia cidadãos a trabalhar dentro e com o Reino Unido, uma nova parceria para a estabilidade do nosso continente", continuou.

O negociador-chefe da UE para o Brexit prosseguiu para pedir para contar uma pequena história pessoal, que ocorreu "há dez anos, há muito tempo". Relata que ajudou na organização os Jogos Olímpicos de Inverno de 1992, na sua região natal em Albertville, nos Alpes franceses e que isso lhe deu treino para a a tarefa que desempenha hoje em dia. “Foram dez anos de trabalho para 16 dias, é um, bom treino para o Brexit”, contou, rodeado de risos por parte da plateia.

"Mas esta experiência ensinou-me uma coisa: Resolver alguma coisa na vida pessoal ou profissional torna-se muito mais fácil quando se põe as coisas em perspetiva. Quando se olha para além do futuro imediato. E é isso que tenho feito desde o primeiro dia da minha atual missão do Brexit", garantiu.

Sobre essas mesmas perspetivas para além do Brexit, enumerou: "Manter a paz na ilha da Irlanda - fazendo referência ao fundador do evento Paddy Cosgrave -, proteger o mercado único e conhecer uma futura relação com o Reino Unido".

"Os cidadãos sempre foram a nossa prioridade e queremos proteger os direitos deles para a vida", referindo-se às negociações que têm sido levadas a cabo para o Brexit. "Deixem-me ser franco. Até agora ainda ninguém me conseguiu explicar o valor acrescentado do Brexit. Ninguém. Nem Nigel Farage", atirou.

"O Reino Unido e a União Europeia chegaram a acordo há duas semanas, mas nada disso está terminado, por isso precisamos de mais tempo para organizar esse acordo e para fazer as eleições gerais", continuou Michel Barnier, rematando com a ideia de que "o Brexit é uma escola de paciência e de tenacidade. Mesmo com o acordo assinado, a história não termina aqui. Temos de manter em mente que isto é um passo, não um destino".

Este é o segundo dia da Web Summit e, esta terça-feira, além do chefe de negociações da UE para o Brexit, o foco está também em Brittany Kaiser, uma das delatoras do caso Cambridge Analytica.

Continue a acompanhar aqui em direto.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório