Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

Liberais Democratas prometem estímulo económico após parar Brexit

A líder dos Liberais Democratas britânicos, Jo Swinson, assumiu hoje a ambição de conduzir o partido ao governo nas legislativas de 12 de dezembro e prometeu "parar o 'Brexit'" para dar um estímulo económico ao Reino Unido.

Liberais Democratas prometem estímulo económico após parar Brexit
Notícias ao Minuto

11:47 - 05/11/19 por Lusa

Mundo Reino Unido

"Noutra altura, os Democratas Liberais teriam como objetivo duplicar o número de assentos [no Parlamento], talvez um pouco mais. Mas o nosso país precisa que sejamos mais ambiciosos, e vamos assumir esse desafio", afirmou, num evento em Londres para lançar a campanha eleitoral.

Se chegar ao governo, Swinson que pretende revogar o artigo 50.º do tratado europeu que desencadeou o processo de saída do Reino Unido da União Europeia (UE) e "usar o 'dividendo da Permanência' [Remain bonus] para investir nos serviços públicos".

O partido calcula que ficar na UE pode gerar 50 mil milhões de libras (58 mil milhões de euros) adicionais para a economia britânica nos próximos cinco anos em comparação com um cenário de saída.

Swinson recusou categoricamente entrar numa coligação ou aliança com o Partido Trabalhista que permita ao líder trabalhista, Jeremy Corbyn, chegar a primeiro-ministro.

"Eu nunca pensei que iria estar aqui e dizer que sou candidata a primeira-ministra. Mas, quando olho para Boris Johnson e Jeremy Corbyn, estou absolutamente certa de que poderia fazer melhor do que qualquer um deles", afirmou.

Os Liberais Democratas, atualmente com 20 deputados, estão em terceiro lugar nas sondagens.

Para obterem uma maioria parlamentar que permita formar governo precisam de eleger pelo menos 326 deputados.

O Reino Unido vai a votos a 12 de dezembro para eleger os 650 deputados da Câmara dos Comuns, cuja dissolução está marcada para quarta-feira, desencadeando o período oficial de cinco semanas de campanha eleitoral.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório