Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Homem acusado de planear ataque à bomba numa sinagoga do Colorado

Richard Holzer foi detido na passada sexta-feira e presente a tribunal esta semana.

Homem acusado de planear ataque à bomba numa sinagoga do Colorado
Notícias ao Minuto

08:14 - 05/11/19 por Sara Gouveia

Mundo EUA

Um homem foi presente a tribunal por ter alegadamente planeado um ataque à bomba a uma sinagoga do Estado norte-americano do Colorado. Segundo os documentos judiciais, citados pela BBC, Richard Holzer planeou usar uma bomba para atacar a sinagoga da cidade de Pueblo como parte de uma "guerra santa racial".

Depois de uma operação montada, o jovem de 27 anos encontrou-se com agentes do FBI à paisana para visitar o templo e planear o ataque. O agente especial do FBI John Smith disse, segundo os documentos, durante o julgamento que Richard "usou várias contas de Facebook para promover ideais de supremacia branca e atos de violência".

De acordo com John Smith, o suspeito disse aos agentes disfarçados que tinha sido membro do Ku Klux Klan (KKK) e que era agora um skinhead.

Em vários momentos do julgamento o agente deu exemplos de situações em que Richard ameaçou violência em massa contra judeus e hispânicos.

Quando foi detido na sexta-feira admitiu estar a planear fazer explodir a sinagoga nessa noite com explosivos improvisados e dinamite. Está acusado de obstrução à liberdade religiosa com recurso a explosivos e fogo - considerado um crime de ódio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório