Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º

Ucrânia vai despedir procurador que falou sobre os Bidens com Giuliani

Konstiantyn Kulyk faltou a um exame que todos os funcionários da procuradoria-geral têm de fazer e que devem passar para manterem o seu emprego.

Ucrânia vai despedir procurador que falou sobre os Bidens com Giuliani
Notícias ao Minuto

23:22 - 04/11/19 por Fábio Nunes

Mundo Ucrânia

O procurador ucraniano que se encontrou com Rudy Giuliani, advogado de Donald Trump, para falar sobre os Bidens e que liderou uma investigação a Hunter Biden, filho de Joe Biden, deverá ser despedido, avança a Reuters.

A fonte citada pela Reuters refere que a decisão de despedir Konstiantyn Kulyk deve-se ao facto de ter faltado a um exame obrigatório para todos os funcionários do gabinete da procuradoria-geral ucraniana. Os procuradores devem passar nesse exame para manterem os seus postos de trabalho.

Ora, Kulyk não compareceu ao exame, que deveria ter feito em outubro, nem apresentou qualquer justificação para a sua falta. Como tal, vai ser despedido. Algo que deverá acontecer até ao dia 31 de dezembro, senão antes.

Este exame já levou o procurador-geral ucraniano Ruslan Ryaboshapka a despedir mais de 400 procuradores. Uma medida que para alguns funcionários da procuradoria-geral é vista como uma purga concebida para que o presidente Volodymyr Zelenskiy cimente o controlo neste serviço.

Rudy Giuliani já admitiu que se encontrou com Kulyk para discutir acusações contra os Bidens. No início deste ano, o procurador ucraniano terá compilado uma dossier com sete páginas sobre as atividades profissionais de Hunter Biden na Ucrânia, que fez parte da administração de uma empresa daquele país.

Nesta altura decorre um inquérito de destituição a Trump por alegadamente ter pressionado Zelenskiy a investigar o Hunter Biden.

Joe Biden é um dos candidatos democratas às presidenciais do próximo ano nos Estados Unidos. As sondagens apontam-no como o principal favorito a conseguir a nomeação democrata e a enfrentar Trump.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório