Líder do PP pede a Sánchez para não voltar a depender de independentistas

O líder do PP espanhol, Pablo Casado, pediu hoje ao candidato do PSOE, Pedro Sánchez, para não voltar a depender do voto dos independentistas catalães para se manter no governo, como aconteceu em 2018.

Notícia

© REUTERS/Susana Vera

Lusa
04/11/2019 22:39 ‧ 04/11/2019 por Lusa

Mundo

Espanha

"Espero que Sánchez não volte a depender do voto dos independentistas", disse Casado na parte inicial do debate entre os líderes dos principais cinco partidos espanhóis.

O PSOE subiu ao poder em junho de 2018, entre outros, com o voto dos partidos independentistas catalães, os mesmos que provocaram também a sua queda no início do corrente ano e obrigaram à realização das eleições em 28 de abril último.

Os estudos de opinião publicados nos últimos dias dão a vitória ao PSOE, mas a perder força em relação às eleições de abril, com o bloco de partidos de direita ligeiramente à frente dos de esquerda, sem que nenhum deles possa, aparentemente, desbloquear o impasse político que se vive no país.

A maior variação de votos é feita entre os partidos de direita, com o Cidadãos a perder uma parte substancial dos seus apoios a favor do PP e do Vox.

Os cinco candidatos esperam que o debate de hoje possa convencer a votar no seu partido a maior parte possível dos 30 por cento de espanhóis que as sondagens indicam ainda estarem indecisos a menos de uma semana das eleições.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas