Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Mais de 40 migrantes encontrados dentro de um camião na Grécia

As 41 pessoas não apresentam qualquer ferimento.

Mais de 40 migrantes encontrados dentro de um camião na Grécia
Notícias ao Minuto

12:57 - 04/11/19 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Mundo Migrações

Quarenta e uma pessoas foram encontradas com vida, esta segunda-feira, no interior de um camião frigorífico que circulava numa autoestrada na Grécia.

A Reuters conta que a descoberta foi feita durante uma ação de fiscalização rodoviária junto às portagens da cidade grega de Xanthi.

Os polícias deram ordem de paragem ao motorista e descobriram 41 pessoas no interior do camião.

Segundo a mesma fonte, os migrantes são maioritariamente jovens do sexo masculino de origem afegã e, destes, sete apresentavam problemas respiratórios, tendo sido transportados para um hospital local.

Quanto às condições em que eram transportados, a polícia faz saber que o sistema de refrigeração se encontrava desligado.

O motorista, natural da Geórgia, foi detido e levado para a esquadra, sendo suspeito da prática do crime de tráfico de pessoas. 

Um segundo indivíduo, que se encontrava também na cabine do camião, conseguiu fugir e continua a ser procurado pelas autoridades.

Xanthi é uma cidade no norte da Grécia, localizada a poucos quilómetros da região fronteiriça de Evros, que separa a Grécia da Turquia, um ponto de passagem frequentemente utilizado por redes de tráfico de pessoas desde a assinatura do acordo entre a União Europeia (UE) e Ancara em 2016, que visava restringir as novas chegadas de migrantes e travar um fluxo migratório em massa para a Europa (em particular entre as costas turcas e as ilhas gregas), e o reforço das patrulhas navais no Mar Egeu.

A descoberta destes migrantes na Grécia acontece cerca de duas semanas depois de a polícia britânica ter encontrado os corpos de 39 pessoas naturais do Vietname dentro de um camião refrigerado no condado de Essex, a leste de Londres.

Ao longo dos últimos dias foram relatados outros casos de grupos de migrantes encontrados vivos dentro de camiões, como foi o caso no norte da Bélgica (12 migrantes) e na zona de Kent, no Reino Unido (nove migrantes).

Pela primeira vez desde 2016, a Grécia tornou-se, este ano, a principal porta de entrada de migrantes e de requerentes de asilo para o território europeu.

Mais de 34.000 pessoas vivem atualmente em condições muito precárias em campos instalados em cinco ilhas gregas no Mar Egeu, instalações que têm uma capacidade total para 6.300 pessoas.

[notícia atualizada às 14h30]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório