Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Poluição severa leva a racionamento do uso de carros em Nova Deli

A capital indiana foi obrigada a criar um sistema para reduzir o número de carros.

Poluição severa leva a racionamento do uso de carros em Nova Deli
Notícias ao Minuto

07:50 - 04/11/19 por Sara Gouveia

Mundo Nova Deli

A capital indiana, Nova Deli, lançou um sistema de racionamento do uso de carros para tentar combater os níveis de poluição perigosos que se fazem sentir. Os carros privados com matriculas ímpares vão poder andar nas estradas apenas em dias alternados de 4 a 15 de novembro.

Segundo os responsáveis da cidade, citados pela BBC, o sistema já existe desde 2016 e 2017, mas não se torna claro se terá resultado como forma de reduzir a poluição.

Segundo o autarca de Deli Arvind Kejriwal o sistema de racionamento de carros vai tirar centenas de milhares de carros da estrada entre as 8h e as 20h. Aqueles que violarem o decreto vão ser multados em 4 mil rúpias (50 euros), um valor que duplicou nos últimos anos.

Apenas os transportes públicos, veículos de emergência, táxis e tuk-tuk vão ser permitidos. Mulheres a conduzir sozinhas também vão estar isentas de cumprir o decreto.

Os níveis de partículas presentes no ar são bem mais altas do que é recomendado e a qualidade do ar tem vindo a deteriorar-se. Há milhões de pessoas em risco de doenças respiratórias.

Os responsáveis de saúde têm apelado às populações para se manterem dentro de portas e evitarem fazer atividade física. As escolas vão manter-se encerradas até esta quinta-feira e deverá prolongar-se até sexta-feira.

Pode acompanhar aqui as medições em tempo real da qualidade do ar em qualquer parte do globo. Para ter uma ideia, o índice de qualidade do ar em Nova Deli às 7h30 era de 336, enquanto que em Lisboa, à mesma hora, era de 38.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório