Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Violino de 290 mil euros devolvido por ladrão em operação "cavalheiresca"

Violinista estava "devastado" com desaparecimento do seu instrumento e fez apelo à sua devolução. O ladrão acedeu, "arrependido".

Violino de 290 mil euros devolvido por ladrão em operação "cavalheiresca"

O músico Stephen Morris conseguiu recuperar o seu violino avaliado em 290 mil euros graças ao apelo que fez nas redes sociais, que levou o ladrão, "arrependido", a contactar a vítima e a devolver o valioso instrumento, numa troca definida pela polícia como "cavalheiresca".

Recorde-se que Morris tinha deixado o violino, que foi feito pelo mestre David Tecchler em 1709, num comboio de Londres, no passado dia 22 de outubro. O instrumento foi depois levado por um homem que estava no mesmo transporte.

Morris, que é violinista e maestro, tendo participado em bandas sonoras de filmes como 'O Senhor dos Anéis', estava "devastado" com a perda do instrumento e fez vários apelos nas redes sociais, pedindo que lhe devolvessem o artefacto.

Na passada quinta-feira, o músico de 51 anos recebeu uma mensagem através do Twitter. "Eu reconheço a pessoa nas imagens. Acho que pode ser alguém que eu conheço - gostava de poder ajudar. Eu sei o que é deixar artigos de valor no comboio", escrevia o sujeito, que se veio a confirmar ser o ladrão de circunstância, segundo escreve a BBC.

Nas 24 horas seguintes, Morris e o homem, que se autointitulava 'Gene', combinaram encontrar-se, numa "operação secreta" coordenada por Mike Pannett, um amigo do músico que é ex-agente policial. O encontro aconteceu no parque de estacionamento de um centro comercial, perto da estação de comboio onde se deu o incidente, e estavam polícias à paisana no local, para o caso de alguma coisa correr mal. 'Gene', porém, não sabia deste detalhe.

O homem, que terá entre 25 e 30 anos, foi observado a aproximar-se de Stephen Morris e a entregar o violino. "Ele parecia muito arrependido, disse que mo queria entregar em mãos", indicou o maestro, acrescentando que o instrumento estava intacto e "afinado".

As autoridades indicam que não vão ser tomadas ações contra 'Gene' porque este tomou iniciativa de devolver o artigo. "Foi uma troca muito cavalheiresca com a vítima", indicou o inspetor Phil Briggs, à mesma publicação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório