Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Sexto indígena morto no sudoeste da Colômbia em menos de uma semana

O Conselho Regional Indígena do departamento de Cauca (CRIC) denunciou no sábado o assassínio de mais um membro daquela comunidade, o sexto indígena morto naquela região do sudoeste da Colômbia em menos de uma semana.

Sexto indígena morto no sudoeste da Colômbia em menos de uma semana
Notícias ao Minuto

06:55 - 03/11/19 por Lusa

Mundo Violência

"Autoridades indígenas confirmam novo assassínio na aldeia de Loma Linda, no município de Toribío. A vítima foi identificada como Alexander Vitonas Casamachin, 18 anos", afirmou o CRIC, uma das principais organizações indígenas da Colômbia, na rede social Twitter.

Cauca vive uma onda de violência devido à presença de grupos armados ilegais, como dissidentes das ex-Forças Armadas e Revolucionárias da Colômbia (FARC), a guerrilha do Exército de Libertação Nacional (ELN) e outros grupos ligados ao tráfico de drogas.

Na terça-feira passada, dissidentes das ex-FARC assassinaram cinco indígenas em Tacueyo, naquele mesmo departamento.

De acordo com um relatório da organização não-governamental (ONG) de direitos humanos Somos Defensores, entre janeiro e junho deste ano foram assassinados 59 indígenas no país sul-americano, 10 deles no departamento de Cauca.

Perante a situação, o Presidente colombiano, Ivan Duque, convocou a população a unir-se para enfrentar o narcotráfico, anunciando que enviou 2.500 soldados para aquele departamento para combater a crise.

"É o combustível da violência. O narcotráfico sempre foi inimigo da prosperidade, da convivência, e nós, colombianos, temos de enfrentá-lo todos juntos", disse.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório