Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Espanha oferece ajuda a Greta. DiCaprio fala em "líder do nosso tempo"

Greta Thunberg pediu ajuda para ir à Cimeira do Clima, em Madrid, e Espanha respondeu. A ativista também se encontrou com Leonardo DiCaprio na sexta-feira, com o clima na agenda.

Espanha oferece ajuda a Greta. DiCaprio fala em "líder do nosso tempo"

Foi um início de novembro convulso para Greta Thunberg. A jovem de 16 anos encontrou-se com um colega ativista que é ao mesmo tempo uma celebridade mundial e ainda precisou de refazer os seus planos de deslocação, pedindo ajuda através do Twitter.

A Cimeira do Clima (COP25), que se iria realizar no Chile, terá agora lugar em Madrid, de 2 a 13 de dezembro. A mudança de localização deixou Greta numa situação complicada, uma vez que só se desloca através de meios sustentáveis. Depois de atravessar o Atlântico de barco, até ao continente americano, terá que regressar da mesma forma.

Assim sendo, a ativista recorreu na sexta-feira ao Twitter para pedir ajuda com essa logística. Este sábado, a resposta chegou através da ministra para a Transição Ecológica da Espanha, Teresa Ribera.

"Querida Greta, seria ótimo ter-te aqui em Madrid. Fizeste uma viagem grande e ajudas-nos a criar sensibilização, a abrir mentes e a espoletar ação. Seria um prazer ajudar-te a atravessar o Atlântico de volta. Estou disponível a entrar em contacto para o tornar possível", afirmou a governante espanhola, através da mesma rede social.

Foi também na sexta-feira que Greta Thunberg teve oportunidade de reunir com o ator Leonardo DiCaprio, há vários anos um aliado de renome na defesa do ambiente. Foi o próprio artista a fazer nota do encontro, através da sua conta de Instagram, descrevendo a sueca como "uma líder do nosso tempo".

Ver esta publicação no Instagram

There are few times in human history where voices are amplified at such pivotal moments and in such transformational ways – but @GretaThunberg has become a leader of our time. History will judge us for what we do today to help guarantee that future generations can enjoy the same livable planet that we have so clearly taken for granted. I hope that Greta’s message is a wake-up call to world leaders everywhere that the time for inaction is over. It is because of Greta, and young activists everywhere that I am optimistic about what the future holds. It was an honor to spend time with Greta. She and I have made a commitment to support one another, in hopes of securing a brighter future for our planet. #FridaysforFuture #ClimateStrike @fridaysforfuture

Uma publicação partilhada por Leonardo DiCaprio (@leonardodicaprio) a 1 de Nov, 2019 às 10:22 PDT

"Existem poucos momentos na História da Humanidade em que as vozes se fazem ouvir nos momentos certos e de formas transformadoras - a Greta Thunberg tornou-se numa líder do nosso tempo. A História vai julgar-nos pelo que fizermos hoje para garantir que as gerações futuras possam fruir do mesmo planeta habitável que nós, claramente, temos tomado como garantido", escreveu, na legenda de duas fotografias de ambos.

Leonardo DiCaprio, sublinhe-se, tem sido um acérrimo ativista pelo clima nos Estados Unidos, tendo já protagonizado documentários sobre o ambiente e gerindo uma fundação que ajuda projetos de cariz ambiental.

O ator de 44 anos escreveu, ainda, que a mensagem da Greta é "uma chamada de alerta para os líderes mundiais" e que é por causa dela e de ativistas como ela que se mantém "otimista em relação ao futuro". "Foi uma honra passar tempo com Greta. Ela e eu traçamos o compromisso de nos apoiarmos na esperança de assegurar uma futuro mais risonho para o nosso planeta", terminou, numa publicação que conta com mais de 4 milhões de 'gostos'.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório