Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Agência Espanhola de Cooperação vai dar prioridade à crise venezuelana

A Agência Espanhola de Cooperação e Desenvolvimento (AECID) dará "prioridade" nas suas ações nos próximos anos à crise migratória Venezuela, afirmou a diretora deste organismo, Aina Calvo.

Agência Espanhola de Cooperação vai dar prioridade à crise venezuelana
Notícias ao Minuto

13:01 - 01/11/19 por Lusa

Mundo Migrações

Em entrevista à agência Efe, durante a Semana da Cooperação Ibero-americana, Aina Calvo recordou que esta decisão se deve à "posição da União Europeia" e Espanha de dar um caráter preferencial a esta crise que já levou a que quase quatro milhões de venezuelanos tenham abandonado o país.

No passado dia 19 de outubro, durante uma visita à fronteira entre a Colômbia e a Venezuela, o ministro espanhol dos Assuntos Exteriores, Josep Borrell, anunciou uma doação de 50 milhões de euros para responder a esta crise.

"Trata-se de 50 milhões para três anos", especificou Aina Calvo sobre a excecional situação de Espanha que há dois anos não tem consensos políticos e volta a uma repetição eleitoral no próximo dia 10 de novembro.

Nesse sentido, a diretora da AECID explicou que a cooperação espanhola vai levar a cabo "um exercício de concentração" dos seus recursos.

"Há muitas outras crises e, desafortunadamente, não chegamos a todas, mas vamos ter de fazer uma aposta na crise venezuelana", adiantou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório