Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Presidente do Líbano pede novo Governo escolhido pelas "competências"

O Presidente do Líbano, Michel Aoun, apelou hoje à formação de um Governo "produtivo" composto por ministros escolhidos pelas suas "competências", após duas semanas de protestos contra o poder, acusado de corrupção e incompetência.

Presidente do Líbano pede novo Governo escolhido pelas "competências"
Notícias ao Minuto

20:15 - 31/10/19 por Lusa

Mundo Líbano

"Os ministros deverão ser escolhidos de acordo com as suas competências, não pelas suas lealdades políticas (...) especialmente porque o Líbano está num momento crítico, sobretudo em termos económicos, e precisa desesperadamente de um governo harmonioso capaz de ser produtivo", disse Aoun à imprensa local.

As declarações do chefe de Estado ocorrem dois dias após o primeiro-ministro, Saad Hariri, ter renunciado ao cargo, não resistindo à onda de protestos de duas sem,anãs, contra o seu Governo.

Os manifestantes exigiam a renúncia do Governo e com fortes críticas à classe política que dirige o país desde a guerra civil de 1975-1990.

A renúncia de Saad Hariri ainda não foi formalmente aceite pelo Presidente do Líbano, Michel Aoun, que pode decidir -- pelo menos temporariamente -- que o primeiro-ministro se mantenha em funções num Governo provisório para gestão dos assuntos correntes.

O frágil equilíbrio de poder no Líbano decorre dos acordos saídos da guerra civil, em que o primeiro-ministro deverá ser um muçulmano sunita, o presidente do parlamento um xiita e o Presidente da República um cristão-maronita.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório