Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

Israel aprova construção de mais 2.342 casas em colonatos na Cisjordânia

As autoridades militares israelitas aprovaram este mês a construção de 2.342 casas nos seus colonatos na Cisjordânia ocupada e a regularização de um colonato criado sem autorização governamental, anunciou hoje a organização não-governamental israelita Paz Agora.

Israel aprova construção de mais 2.342 casas em colonatos na Cisjordânia
Notícias ao Minuto

19:29 - 31/10/19 por Lusa

Mundo Israel

A Administração Civil -- organismo militar israelita se gere a ocupação -, validou no passado dia 10 vários projetos que incluem 1.623 residências em fase de entrega e 719 aprovados para planeamento final, o que significa um total de 2.342 casas.

Um dos locais para que foi aprovado um plano de urbanização foram aprovados é Mevo'ot Jericho, um colonato que o primeiro-ministro israelita em funções, Benjamin Netanyahu, regularizou e concordou em expandir em meados de setembro, a apenas dois dias das eleições.

Segundo a ONG Paz Agora, o Governo israelita pretende construir 182 casas neste colonato, localizado no vale do rio Jordão, uma área estratégica da Cisjordânia que Netanyahu prometeu anexar sob a jurisdição de Israel caso consiga permanecer a liderar o executivo.

Após as eleições de 17 de setembro, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu tentou garantir uma coligação, mas acabou por desistir a 21 de outubro.

No dia seguinte, o Presidente de Israel, Reuven Rivlin, indiciou que iria encarregar oficialmente Benny Gantz dessa tarefa.

Para a comunidade internacional, os colonatos judaicos em território ocupado não têm base legal e constituem uma violação do direito internacional e um obstáculo a uma paz justa e duradoura com os palestinianos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório