Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Incêndio atinge castelo histórico em Okinawa. Veja as imagens

Um incêndio deflagrou hoje de madrugada no histórico Castelo de Shuri, em Okinawa, no Japão, tendo as chamas já destruído o salão prinicipal e outras estruturas deste monumento que é património da UNESCO, anunciaram as autoridades.

Notícias ao Minuto

02:17 - 31/10/19 por Lusa

Mundo Japão

O alerta para o incêndio foi dado às 02h40 (17h40 de quarta-feira, em Lisboa) e o combate às chamas ainda mobiliza a esta hora vários operacionais.

O fogo, que teve início no salão principal, Seiden, já consumiu 4.200 metros quadrados do complexo, de acordo com a emissora NHK.

Não há, até ao momento, registo de feridos, mas 30 pessoas foram retiradas das suas casas e transferidas para locais mais seguros, disse o porta-voz da polícia de Okinawa, Ryo Kochi. As causas do incêndio ainda estão a ser apuradas.

Além do salão principal, as chamas já consumiram o salão norte (Hokuden) e uma terceira estrutura, Nanden, está quase destruída.

O castelo é um símbolo da herança cultural de Okinawa desde a época do Reino de Ryukyu, que se estendeu por cerca de 450 anos, de 1429 até 1879, quando a ilha foi anexada pelo Japão.

O monumento é também um símbolo da luta e do esforço de Okinawa para se recuperar da Segunda Guerra Mundial. O palácio foi destruído durante a Batalha de Okinawa, em 1945, mas foi amplamente restaurado em 1992 e abriu depois como um parque nacional.

Em 2000, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) declarou o castelo como Património Mundial da Humanidade.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório