Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Doze soldados do Níger mortos e oito feridos num ataque a base militar

Doze soldados do Níger foram mortos e oito ficaram feridos durante um ataque à base militar de Blabrine, no sudeste do país, na noite de terça-feira, disse hoje o Ministério da Defesa daquele país.

Doze soldados do Níger mortos e oito feridos num ataque a base militar
Notícias ao Minuto

23:02 - 30/10/19 por Lusa

Mundo Níger

"A posição militar de Blabrine na região de Diffa foi atacada por elementos armados não identificados, provavelmente pertencentes ao grupo terrorista Boko Haram. A avaliação provisória é a seguinte (...) 12 soldados mortos, oito soldados feridos" de acordo com a declaração do Ministério lida na rádio estatal e citada pela AFP.

De acordo com a mesma fonte, estão a ser feitas "operações de limpeza e perseguição" que envolvem a Força Conjunta Multinacional (Chade, Níger, Nigéria, Camarões) aos elementos que perpetraram o ataque e que recuaram em direção ao Lago Chade.

O Ministério da Defesa afirma que os combates causaram também "vários mortos e feridos do lado inimigo".

Segundo disseram fontes politicais à EFE na região de Diffa, o ataque foi perpetrado por "um grupo de numerosos assaltantes fortemente armados", que mantiveram um intenso fogo cruzado com os soldados durante horas.

Além disso, levaram seis veículos, armas e munições e destruíram grande parte do material do quartel.

Desde fevereiro de 2015, a região de Diffa é alvo de repetidos ataques do Boko Haram, um grupo aliado ao Estado Islâmico.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório