Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Autoridades mexicanas encontraram 42 crânios e um feto durante rusga

Os restos mortais encontrados estão a ser submetidos a testes de ADN para identificar as vítimas. Polícia apreendeu ainda 2,5 toneladas de marijuana, 20 armas, granadas e um lança rockets.

Autoridades mexicanas encontraram 42 crânios e um feto durante rusga
Notícias ao Minuto

19:09 - 30/10/19 por Fábio Nunes

Mundo México

Durante um rusga policial a um esconderijo de um grupo de narcotraficantes no bairro de Tepito, na Cidade do México, as autoridades encontraram 42 crânios dispostos junto de um altar. De acordo com o The Guardian, para além dos crânios também foram encontrados 40 ossos de maxilares, 30 ossos de braços e pernas e um feto dentro de um frasco.

Os restos mortais estão a ser analisados e submetidos a testes de ADN. A autarca Claudia Sheinbaum disse que os resultados serão comparados com uma lista de pessoas desaparecidas, tanto na capital mexicana como noutras partes do país.

Esta descoberta macabra não significa necessariamente que tenham sido cometidos homicídios. No México há diversas tradições relacionadas com os mortos. Esta sexta-feira vai ter lugar uma das principais celebrações do país, o Dia de los Muertos, e há comunidades que habitualmente retiram os ossos dos túmulos dos seus familiares para limpá-los.

No decurso deste operação, a polícia deteve 31 pessoas de um grupo de narcotraficantes locais, La Unión. Apreendeu ainda 2,5 toneladas de marijuana, 20 armas, cinco granadas e um lança rockets.

Mas numa decisão que está a gerar polémica no México, o juiz decidiu libertar 27 das 31 pessoas detidas. O juiz argumentou que as acusações contra os suspeitos tinham muitas irregularidades, incluindo um vídeo que prova que a maioria dos detidos estavam numa festa num local diferente de onde a polícia disse que os deteve.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório