Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Chile desiste de organizar cimeiras por causa dos protestos

O Chile desistiu de organizar a conferência mundial sobre o clima da ONU (COP 25) e a cimeira do fórum de Cooperação Económica Ásia-Pacífico (APEC) devido aos protestos que abalam o país, anunciou hoje o Presidente chileno.

Chile desiste de organizar cimeiras por causa dos protestos
Notícias ao Minuto

15:30 - 30/10/19 por Lusa

Mundo Chile

"É com um profundo sentimento de dor, porque é doloroso para o Chile, que o nosso Governo decidiu não organizar a cimeira da APEC (...), nem a cimeira COP 25", disse Sebastian Piñera.

A cimeira da APEC estava programada para ocorrer em Santiago nos dias 16 e 17 de novembro e a COP 25 entre os dias 02 e 13 de dezembro.

Há 13 dias, o país está a viver uma onda de protestos que já provocou 20 mortos e centenas de feridos, contra um aumento do preço dos bilhetes de metro em Santiago.

O Presidente suspendeu o aumento na tarifa do metro, mas os protestos prosseguiram desde então e espalharam-se por diversas cidades do país, com barricadas, incêndios e pilhagens.

No passado domingo, o Presidente do Chile assinou os decretos necessários para levantar o estado de emergência imposto na sequência da vaga de protestos no país e retirar os militares das ruas.

O estado de emergência tinha sido decretado no passado dia 18 na área de Santiago, sendo depois alargado a outras regiões do país face à violência dos protestos.

Sebastián Piñera anunciou na segunda-feira a substituição de oito dos 24 ministros do seu Governo, incluindo os da Economia, Interior e Finanças, alvo de muitas críticas desde o início da atual crise social e política.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório