Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Polícia prende acampados frente ao escritório da ONU na Cidade do Cabo

A polícia da Cidade do Cabo, na África do Sul, dispersou hoje, com canhões de água, e prendeu dezenas de cidadãos estrangeiros acampados há semanas junto ao edifício da agência de refugiados das Nações Unidas naquela localidade.

Polícia prende acampados frente ao escritório da ONU na Cidade do Cabo
Notícias ao Minuto

14:39 - 30/10/19 por Lusa

Mundo África do Sul

Alguns dos manifestantes disseram aos órgãos de comunicação social que já tinham tentado sair da África do Sul após a onda de ataques a estrangeiros em várias cidades do país, que começaram no início deste ano.

A agência de refugiados da ONU não respondeu imediatamente aos pedidos feitos pelos estrangeiros para obterem o estatuto de refugiados e, na semana passada, emitiu uma declaração a dizer que estavam a ser divulgadas "mensagens falsas" sobre reassentamento e evacuação, e sobre pedidos fraudulentos de taxas para reassentamento, esclarecendo que os seus serviços são gratuitos.

Por seu turno, a polícia esclareceu, no 'site' local do TimesLIVE, que estava a executar uma ordem judicial, depois de um proprietário da zona ter solicitado a expulsão das pessoas acampadas no centro da cidade.

Em agosto, verificou-se uma onda de tumultos e pilhagens dirigidas contra estrangeiros e empresas suas na África do Sul.

Concentrada principalmente na maior cidade sul-africana, Joanesburgo, a violência fez 12 mortos, todos sul-africanos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório