Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 15º MÁX 22º

Canadá nega autorização de entrada a Carles Puigdemont

As autoridades canadianas negaram a entrada no país ao ex-presidente do Governo regional da Catalunha Carles Puigdemont, noticiou hoje a imprensa local.

Canadá nega autorização de entrada a Carles Puigdemont
Notícias ao Minuto

06:38 - 30/10/19 por Lusa

Mundo Puigdemont

O Canadá negou a Puigdemont a autorização eletrónica de viagem devido às acusações do ex-presidente da Generalitat [governo regional catalão] na Justiça espanhola, indicou o advogado Stéphane Handfield.

De acordo com Handfield, a embaixada do Canadá em Paris notificou na terça-feira que não ia conceder a Puigdemont aquela autorização, um documento que o Canadá exige a cidadãos de meia centena de países isentos da apresentação de visto.

Esta autorização electrónica permite viajar para o Canadá tantas vezes quantas as desejadas, se a estada não exceder os seis meses, mas o Canadá pode recusar-se a conceder a autorização por ofensas criminais ou de segurança.

Handfield mostrou-se surpreso com a recusa, apesar de, em abril, a instituição Saint-Jean-Baptiste, no Québec, dedicada à proteção dos interesses francófonos, ter afirmado que o Canadá tinha rejeitado a entrada de Puigdemont no país.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório