Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Inteligência artificial superou médicos em estudo

Um hospital universitário em São Francisco, Estados Unidos, experimentou usar um algoritmo de inteligência artificial que foi mais eficaz que os próprios médicos a encaminhar pacientes de cirurgias para os cuidados intensivos ou para o recobro normal.

Inteligência artificial superou médicos em estudo
Notícias ao Minuto

21:00 - 29/10/19 por Lusa

Mundo Médicos

Os resultados do estudo piloto, anunciados no congresso do Colégio Americano de Cirurgia deste ano, mostram que a máquina fez corretamente a triagem de 41 dos 50 pacientes, com uma eficácia de 82 %.

Os cirurgiões acertaram em 70% dos casos, os médicos dos cuidados intensivos 32 % e os anestesistas 58 %.

A inteligência artificial errou em 18% dos casos, enquanto os cirurgiões erraram 30%, os dos cuidados intensivos 36% e os anestesistas 42%.

Atualmente, as equipas cirúrgicas contam com a avaliação clínica para decidir quais os doentes pós-operatórios que precisam de cuidados intensivos e os que precisam de cuidados de rotina.

Geralmente, os clínicos tendem a fazer sobre-triagem. Em dúvida, optam pela precaução e mandam os doentes para os cuidados intensivos, mas isso pode levar a que os doentes estejam naquela unidade sem ser preciso.

"Nesses casos, o paciente pode estar exposto desnecessariamente a bactérias multirresistentes e ficar no hospital mais tempo do que precisa de estar. Por outro lado, a sub-triagem significa que um doente que devia ter ido para os cuidados intensivos vai para o recobro e pode piorar antes que seja detetado um problema, porque a monitorização não é tão frequente", afirmou o professor de medicina cirúrgica Marcovalerio Melis, do hospital universitário Langone, em Nova Iorque.

No estudo piloto foi analisada uma grande quantidade de dados, procuraram-se correlações entre variáveis, opções disponíveis e soluções para problemas complexos, organizando uma tabela de perguntas e respostas que levam à tomada de decisões, juntando experiências e informações de muitas fontes para reduzir a variabilidade e aumentar a fiabilidade das previsões.

O algoritmo incluiu 87 variáveis clínicas e 15 critérios específicos relacionados com a necessidade de admissão nos cuidados intensivos nas primeiras 48 horas após a cirurgia, incluindo intubação, paragem cardíaca ou respiratória, alta ou baixa tensão persistentes, resultados de ecocardiogramas, arritmias.

Os investigadores prepararam um questionário que foi feito aos médicos para saber como avaliariam a necessidade de um doente ir para os cuidados intensivos, "perguntaram" a mesma coisa à máquina e compararam os resultados.

A taxa de subtriagem foi semelhante para a inteligência artificial (12%) e para os cirurgiões (10%) mas a taxa de sobretriagem foi apenas de 06% para a máquina e situou-se entre 20% e 40% para os médicos.

"O algoritmo vai ser melhorado e aperfeiçoado à medida que a máquina for analisando mais pacientes e testes em outros locais validarão o modelo de arteligência artifical. Certamente, como se mostra neste estudo, o conceito é válido e pode ser extrapolado para qualquer hospital", afirmou Melis.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório