Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 12º MÁX 24º

Guterres pede ao Governo sírio e à oposição para negociarem com "boa fé"

O secretário-geral da ONU pediu hoje ao Governo sírio e à oposição que cheguem com "boa fé" às negociações para uma nova Constituição que começam quarta-feira em Genebra, considerando uma "oportunidade única" para alcançar uma solução política do conflito.

Guterres pede ao Governo sírio e à oposição para negociarem com "boa fé"
Notícias ao Minuto

18:42 - 29/10/19 por Lusa

Mundo Síria

Em comunicado, António Guterres apelou às duas partes envolvidas que acompanhassem os debates com "ações concretas para promover a confiança".

"Um compromisso significativo no Comité Constitucional, acompanhado pela cessação das hostilidades no país, dará ao meu enviado especial o ambiente que necessita para cumprir efetivamente com o seu mandato de facilitar um processo político mais amplo", indicou o secretário-geral da ONU.

O enviado de Guterres para a Síria, Geir Pedersen, atuará como "facilitador" no diálogo que será mantido pelo Governo, a oposição e os representantes da sociedade civil a partir de quarta-feira em Genebra, na Suíça.

Pedersen adiantou que espera que o Comité Constitucional possa abrir as portas para um processo político mais amplo que permita superar a guerra no país.

As reuniões são as primeiras após mais de oito anos em que o Governo sírio e a oposição ficarão frente a frente e são vistas pela ONU como um ponto-chave para avançar em direção a um fim negociado do conflito.

Geir Pedersen tem previsto reunir-se hoje com os copresidentes do Comité Constitucional e com as várias partes envolvidas, bem como com ministros da Rússia, Turquia e Irão.

O Comité, anunciado a 23 de setembro pela ONU, terá a missão de alterar a atual Constituição síria, aprovada em 2012, ou redigir uma nova.

O órgão é composto por 150 membros: 50 nomeados pelo Governo de Damasco, 50 pela oposição e os restantes 50 pela sociedade civil e pelas Nações Unidas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório